Unisinos

Indústria Criativa

voltar

Paula Cristina Visoná

Professora dos cursos de Moda, Design e Avaliação Institucional do DNA Unisinos. Coordenadora da Especialização em Design Estratégico: Inovação e Prototipagem e Articuladora da Escola da Indústria Criativa.

Formada em Moda pela UCS, participou da primeira turma de mestrado em Design pela Unisinos e possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS.

Iniciou sua carreira profissional, muito cedo com 15 anos, como auxiliar de Estilista da Pettenatti, em Caxias do Sul. Onde conheceu o mundo de possibilidades da malharia retilínea; como criar padronagens e programar máquinas de malharia. Conhecimentos específicos que contribuem, hoje em dia, no que tange em pensamento computacional e ao compreender algoritmos. A partir desse conhecimento, acabou trabalhando no desenvolvimento de produtos para diferentes empresas, seja no RS ou em outros estados, como SP. Por conta dessa experiência, trabalhou, como consultora, em uma fiação, chamada Fioline. A partir do trabalho com essa empresa, participou de uma instituição sem fins lucrativos, chamada Comitê de Estilo. Nessa instituição, que é um braço de um sindicato patronal – o FITEMASUL – com sede em Caxias do Sul, iniciou a sua trajetória no campo da Pesquisa de tendências. Primeiro, com foco em produto de moda, e depois ampliando para Pesquisa de Tendências de Comportamento e Macrotendências (ou Megatendências) Sociais. Atuou, durante três anos, como consultora de conteúdo do site Usefashion, construindo diferentes conteúdos, inclusive, conteúdos que não existiam nas plataformas, como Tribos Urbanas. Sua trajetória acadêmica iniciou em 2009, como professora do curso de Bacharel em Design e também coordenadora da Especialização em Design Estratégico na Unisinos. Desde então, concomitante, se dedica a carreira acadêmica e com práticas como consultora para empresas como Credeal, Cecrisa (Portinari), ThyssenKruup e Grendene.

A professora adora viajar, caminhar, descobrir novos lugares, explorar e admirar o silêncio das cidades. Fã assumida de séries e filmes, seu repertório é extenso quando relacionado longa-metragem e animações favoritas. Várias temáticas e abordagens são utilizadas para conectar com atividades na sala de aula. Além disso, gosta muito de dançar. Já estudou ballet, jazz e sapateado. Inclusive, já fez curso de flamenco e arranha tocar um “cajon”(instrumento de percussão original do Peru). Para a professora, a dança é a arte com a qual mais se identifica.

Redes Sociais: LinkedIn

Paula Cristina Visoná

Escolas onde leciona