Unisinos

Humanidades

voltar

Maria Aparecida Marques da Rocha

Serviço Social

Uma das referências na Graduação da Unisinos, Maria Aparecida Marques da Rocha atua como professora e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Instituição. Ela também trabalha como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) de Gestão Educacional no Mestrado Profissional de Gestão Educacional (MPGE). Além disso, é professora responsável pelas Turmas Especiais da Rede Jesuíta de Educação, que integram o MPGE.

Em uma longa relação com a Unisinos, durante 10 anos, Maria Aparecida foi coordenadora do Serviço de Atenção ao Acadêmico. Também foi professora do PRASJUR e do Projeto de Apoio as Famílias em Situação de Superendividamento por seis anos. Chegou a atuar ainda na Câmara de Graduação e na CPA/ Unisinos. Como pesquisadora, ela investiga os temas da democratização na educação superior, políticas sócio educacionais, gestão e inclusão. Atualmente, a educadora coordena o Grupo de Pesquisa – GPDIGES-Unisinos/ CNPQ.

Graduada em Serviço Social, a professora possui Mestrado em Serviço Social e Doutorado em Serviço Social pela PUCRS.

Com mais de três décadas de experiência profissional, durante 15 anos, Maria Aparecida foi Assistente Social do Ministério da Fazenda no Rio Grande do Sul. Além disso, foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESS-10ª Região), membro da Diretoria Executiva Nacional da Associação Brasileira de Ensino Pesquisa em Serviço Social e da Comissão de Especialistas do INEP/MEC (2016 a 2018). Ela ainda é avaliadora do INEP/MEC na área de Serviço Social.

No tempo livre, a professora gosta de estar com a família e amigos. Afinada com a área cultural, Maria Aparecida aprecia momentos no cinema, teatro e em shows musicais. O lazer da assistente social também conta com caminhadas pela Orla do Guaíba e viagens.

Rede Social: Facebook

Maria Aparecida Marques da Rocha

Escolas onde leciona