Unisinos

Indústria Criativa

voltar

Carlo Franzato

Carlos é professor dos Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Design, também atua como orientador em todos os níveis acadêmicos e como supervisor de Pós-Doutorado.

Professor com doutorado em Design e Tecnologias Para a Valorização dos Bens Culturais pelo Politecnico di Milano e formação em Design.

O professor possui ampla experiência em desenvolvimento de projetos tecnológicos e extensão. É editor da revista Strategic Design Research Journal e membro de diversos comitês editoriais de outras revistas nacionais e estrangeiras. É coordenador do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (FAPERGS). É organizador de eventos científicos nas áreas do projeto como o International Forum of Design as a Process, o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) ou o Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS). É membro da rede internacional de pesquisa Latin Network for the Development of Design Processes, da rede internacional de ensino Red de Diseño e Innovación Social e da rede de internacional de Laboratórios de Design for Social Innovation and Sustainability (DESIS), sendo gestor do SeedingLab. É também professor visitante no mestrado em Diseño de Productos con Mención en Innovación y Desarrollo de Proyectos da Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE), onde ministra os modulos de Design Estratégico e Design Participativo. Já foi professor convidado por diversas instituições nacionais e também estrangeiras, como o Politecnico di Milano (Itália), a Universidad Iberoamericana (México), o Tecnológico de Monterrey (México), a Università di Bologna (Itália), a Universidad Rafael Landivar (Guatemala) ou a Universidad de Caldas (Colômbia). É membro do Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC) de Porto Alegre e do Conselho de Professores da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA).

Entre suas paixões, a fruição da arte e a pluralidade de expressões culturais que podem ser encontradas na própria cidade ou ao viajar pelo mundo. Tem fascínio pelas plantas e acredita que se pode apreender muito com elas. Motiva-o a esperança na possibilidade de construir um futuro de convivialidade e sustentabilidade.

Redes Sociais: LinkedIn

Carlo Franzato

Escolas onde leciona