Unisinos

Humanidades

voltar

Anselmo Otavio

Anselmo Otavio é professor do Curso de Relações Internacionais da Unisinos. Em 2017, o profissional começou a sua experiência na Instituição, quando teve a oportunidade em lecionar duas disciplinas na Especialização Relações Internacionais e Diplomacia. A partir de 2018 passou a integrar o corpo docente da Graduação em Relações Internacionais da Universidade.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP de Marília), o professor possui Mestrado e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS.

A experiência profissional do professor é ligada a pesquisa. Ao longo da sua graduação, foi bolsista de iniciação científica no INCT-INEU, Grupo de pesquisa voltada aos Estados Unidos. Naquele período, pesquisou sobre o papel dos neoconservadores na formulação da política externa dos EUA durante a Guerra contra o Terror. Já no mestrado e doutorado, ele passou a pesquisar pelo Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). Neste momento, retorna aos seus estudos sobre a África do Sul, uma vez que na graduação, antes do INCT-INEU, pesquisava sobre a África do Sul no pós-apartheid.

No mestrado, Otavio pesquisou sobre a inserção regional desenvolvida pela África do Sul ao longo das administrações Mandela, Mbeki e Zuma. Em seu doutorado, buscou compreender a interação entre Brasil, África do Sul e Atlântico Sul no período entre 1415 e 2015. Desde o término do doutorado, o professor mantém as pesquisas sobre África do Sul e, mais recentemente, sobre o Renascimento Africano, com destaque as dimensões política (destacadamente a transição da Organização da Unidade Africana para União Africana), econômica (com destaque aos grandes projetos direcionados ao desenvolvimento do continente, como NEPAD, PIDA, Área de Livre Comércio, dentre outros), e histórico-ideológica (com a análise comparativa entre o Renascimento e o Pan-Africanismo).

Paralelamente ao ensino e a pesquisa, o professor Otávio gosta de assistir filmes e séries dos mais variados tipos. Além disso, costuma praticar esportes. O doutor foi jogador de rugby por 13 anos e, desde 2017, passou a gostar e a praticar natação e corrida de rua.

Anselmo Otavio

Escolas onde leciona