Unisinos

Indústria Criativa

Ana Maria de Mattos Guimarães

Ana Maria é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

Graduação em Letras pela FURG, Mestrado em Letras pela UFRGS e Doutorado em Letras pela PUC-RS.

Professora com vasta experiência profissional, iniciou sua trajetória aos 17 anos como professora da Educação Infantil, e aos 22, como professora universitária, na mesma instituição em que se formou (FURG). Ao mesmo tempo, seguiu ligada ao Ensino Fundamental, no Instituto de Educação Juvenil Miller, de Rio Grande, depois no Instituto de Educação Flores da Cunha. Após conclusão do seu Mestrado, recomeçou sua carreira universitária, como professora de Língua Portuguesa do DECLAVE (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) da UFRGS. Depois do doutorado, atuou no PPG Letras da UFRGS. Em 1988, foi eleita Diretora do Instituto de Letras da UFRGS e, em 1992, iniciou o mandato de Pró-Reitora de Extensão na mesma instituição, onde se aposentou. Em 2002, ingressou na Unisinos com a missão de coordenar o PPG Linguística Aplicada. Assim, assumiu a coordenação em 2003, função na qual permaneceu por 10 anos. Ao final dessa etapa, assumiu outro desafio agora na Escola de Indústria Criativa, como decana. Atuou durante 4 anos muito ricos, após os quais, decidiu em focar as atividades somente no PPGLA.

O maior hobby da professora é viajar, conhecer culturas diferentes, ampliar a visão do mundo. Sua maior motivação é a família, agora bem maior, com 4 netos: Isabella, Carolina, Júlia e Pedro.

Rede Social: Instagram

Ana Maria de Mattos Guimarães