Unisinos

Humanidades

voltar

Alfredo Santiago Culleton  

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Unisinos, Alfredo Santiago Culleton é coordenador Lato Senso em Psicanálise: Prática e Teoria.

Toda a sua formação foi em Filosofia com ênfase em História das Ideias, Direito e Psicanálise. Doutor em Filosofia pela PUCRS, o professor possui Pós-Doutorado no Medieval Institute – University of Notre Dame – USA (2010) e Pós-Doutorado na Universitá di Salento (2018-2019).

Em sua trajetória profissional, Culleton dedica-se ao estudo e ensino da História da Filosofia, sobretudo a Filosofia do Direito na Idade Média e na Escolástica Ibero-Americana. Ele atua como professor visitante em diferentes universidades internacionais. Desde 2005, trabalha também como pesquisador do CNPq.

Liderou, junto com o professor Roberto Pich, um projeto internacional de pesquisa, financiado pela CAPES. Na oportunidade, trabalharam rastreando e visitando bibliotecas antigas e perdidas na região andina das Américas. Nos últimos anos Culleton, assumindo um namoro antigo com a Psicanálise, tem-se dedicado a este saber inaugurado por Freud no início do século XX, e à clínica Psicanalítica.

Caminhadas, os livros, as conversas sem presa e as prosas situam e significam a vida do professor. Nos momentos de lazer, ele também costuma praticar golfe e apreciar o chá da tarde em seu cotidiano.

   

Redes Sociais: Instagram

Alfredo Santiago Culleton  

Escolas onde leciona