Unisinos

Humanidades

voltar

Adriano Naves de Brito

Adriano é professor titular de filosofia da Escola de Humanidades. Atua no Programa de Pós-Graduação e na Graduação em Filosofia, bem como nos cursos de formação humanística e Relações Internacionais.

Desde muito cedo, dedicou-se à profissão de professor. Iniciou sua carreira no ensino fundamental e assim que terminou a graduação em Pedagogia, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, começou a lecionar no ensino superior. Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRGS e estudou, no âmbito do doutorado, na Universidade de Bielefeld, na Alemanha. Fora do Brasil, foi professor visitante nas Universidades de Tübingen e de Londres.

Já na Unisinos, depois de 10 anos lecionando na Universidade Federal de Goiás, estudou Direito, foi coordenador do PPG em Filosofia e o primeiro decano da escola de humanidades, na qual ajudou a implantar o pioneiro Laboratório de Estudos da Cognição. Entre 2017 e 2020, foi secretário de Educação do município de Porto Alegre.

Na Filosofia, estudou temas relativos à epistemologia, à linguagem, à lógica e à história da filosofia moderna. Nos últimos 20 anos, tem trabalhado em Filosofia Prática, desenvolvendo uma abordagem naturalista da moralidade humana.

Linkedin

Adriano Naves de Brito

Escolas onde leciona