Unisinos

Indústria Criativa

voltar

Adriana da Rosa Amaral

Professora do PPG Ciências da Comunicação e dos cursos de graduação da Escola da Indústria Criativa desde 2010. É coordenadora do Grupo de Pesquisa CULTPOP – Cultura Pop, Tecnologias e Comunicação registrado no CNPq e vinculado à Unisinos, onde entre outras atividades, produzem o podcast Divã Pop.

Graduação em Jornalismo pela FAMECOS/PUCRS e mestrado e doutorado pela mesma instituição com Doutorado Sanduíche pelo Boston College, EUA.

Realizou estágio de pós-doutorado pela University of Surrey, Reino Unido. Como jornalista já atuou no mercado com jornalismo cultural, jornalismo online assessoria de comunicação e produção cultural/ eventos. Porém dedicou-se com maior foco à pesquisa na área de cultura digital, culturas juvenis e sociabilidades online, estudos de fãs e cultura e música pop. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2009 e participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Já foi pesquisadora visitante na University of Salford em Manchester (Reino Unido) e na Universität Duisburg-Essen na Alemanha.

Nas horas vagas lê literatura fantástica (ficção-científica, horror e fantasia) e Histórias em Quadrinhos e já foi DJ. É casada com um bibliotecário e amante de livros. Ama shows e festivais de música além de participar de eventos de cultura pop. É a humana de três gatas (Uhura, Ororo e Nanã) e um gato preto (Tchalla) – além de se envolver na causa animal sempre que possível. Coleciona bonecos Funko Pop. Tem sempre uma necessaire pronta no armário pra viajar em busca de algum lugar de peregrinação de fãs de seus livros, seriados e bandas favoritas.

Redes Sociais: Instagram

Adriana da Rosa Amaral

Escolas onde leciona